O que comer no pré e pós treino

O que comer no pré e pós treino

O que comer no pré e pós treino é uma dúvida muito comum entre as praticantes da atividade física. Uma boa alimentação além de proporcionar melhores resultados, auxilia no rendimento durante o exercício ajudando a perca de massa muscular.

Para se alimentar no pré e pós-treino depende não só do tipo de atividade, mas da intensidade e da duração. Os objetivos de estar bem alimentado antes do exercício são: fornecimento de energia, reduzir a perca de massa muscular, evitar picos de glicemia.

Para que o corpo tenha combustível suficiente durante o treino são necessários alimentos ricos em carboidratos, eles são metabolizados até se transformarem em glicose, que é utilizada pelo organismo como fonte de energia, especialmente para o cérebro. O tempo recomendado para se alimentar antes é em média 1 hora, porém pode variar de acordo com o tipo de exercício a ser realizado, respeitando também a individualidade de cada um.

As principais fontes de alimentos ricos em carboidratos são: Tapioca, mandioca, batata doce, caldo de cana, frutas, pão branco ou integral… Nos suplementos, maltodextrina e wazy maize são boas opções. Evite proteínas e gorduras em excesso antes do treino para não atrapalhar seu desempenho e dificultar sua digestão.

Durante o treino em alguns casos é necessário preocupar com a ingestão de alguns alimentos ou suplementos para que tenha energia na realização da atividade, por exemplo, se durar mais de 1hora e meia ou se for menos tempo, mas intensidade alta, esse indivíduo pode precisar de uma reposição energética de imediato. Algumas opções são: mel, caldo de cana, rapadura, uva passas, maltodextrina, gel de carboidrato, dextrose e etc. Caso o treino seja mais breve e com intensidade baixa, será necessária apenas a reposição de água.

No pós-treino tudo que é ingerido é absorvido de forma mais rápida, por isso deve se tomar cuidado na escolha dos alimentos. Se a atividade for muito intensa o consumo de carboidratos de absorção mais rápida será melhor, sem falar na importância das proteínas para garantir a recuperação muscular, tais como: carne vermelha, frango, peixe, ovos, queijos, feijão, grão de bico… Nos suplementos: whey protein.

A alimentação deve ter importância não só no pré e pós treino, mas durante todo o dia para que os resultados sejam alcançados de forma positiva e ainda mais saudável. Para isso  marque agora sua consulta e veja as melhores estratégias nutricionais adequadas de acordo com seu treino e rotina.