Entenda sobre a dieta low carb

Entenda sobre a dieta low carb

Entenda sobre a dieta low carb, além dela várias outras dietas da moda estão ganhando espaço, por isso vamos conhecer melhor sobre ela e saber todos os benefícios e cuidados a serem tomados com o método low carb.

A dieta low carb ou de baixo carboidrato fundamenta-se na redução das quantidades de carboidratos, de forma que esse macronutriente não seja o de maior quantidade na alimentação, por exemplo, em uma dieta normal a quantidade seria entre 50 – 60%, já nos métodos low carb varia entre 45 a 5 % ou inferior a 200g do nutriente, enfatizando a produção de energia para o organismo através de um consumo maior de proteínas e gorduras.

É importante ressaltar que a redução extrema de carboidratos, em níveis abaixo de 40%, até proporciona o emagrecimento, só que de uma forma temporária, podendo trazer alguns prejuízos para a saúde. Além disso, o consumo dessa quantidade pequena de carboidrato deve ser em alimentos de baixo índice glicêmico, evitando os picos de glicemia. O consumo de alimentos integrais que são ricos em fibras também é estimulado neste método para emagrecer.

A explicação para o baixo consumo do carboidrato na dieta seria por conta da sua composição e absorção, pois caso haja excesso de glicose, ela é estocada em forma de gordura e se for utilizada antes da próxima refeição não a ganho de peso. Para que o organismo consiga queimar a gordura estocada. Quando a dieta é rica em alimentos com alto índice glicêmico, ocorrem muitos picos de insulina, ficando mais fácil ganhar peso e estocar gordura.

Entre os benefícios da dieta low carb, estão:

  • Controle do diabetes: Como o consumo de carboidrato é baixo e médio, isso irá ajudar no controle do diabetes e ainda prevenir um possível diabetes tipo 2, pois evita-se os picos de glicose.
  • Proporciona saciedade: a trocar de alimentos ricos em carboidratos que só contém farinha por aquele que são ricos em fibras, proporciona saciedade e até uma melhora na microbiota intestinal.
  • Auxilia na perda de peso: Com a restrição do carboidrato haverá início de Cetose e oxidação lipídica, causando um efeito de saciedade e certo aumento do gasto energético, fatores que devem promover um balanço energético negativo e consequente perda de peso.

Dentre os alimentos permitidos na dieta low carb estão: Ovos, carne de vaca, cordeiro, frango, carne de porco, bacon, peixes e frutos do mar,  brócolis, tomates, couve de Bruxelas, couve – flor, couve, berinjela, pepino, pimentões, aspargo, abacate, azeitona, morango, damascos, limão, melão, pêssego, kiwi, laranja, frutas vermelhas, nozes, amêndoas, castanhas, azeite extra virgem, óleo de coco, água, café, chá, ervas, especiarias e condimentos. E os alimentos proibidos: açúcares, refrigerantes, suco de frutas, sorvete, doces no geral, bolos, trigo, centeio, cevada, produtos diets e lights, alimentos ricos em gorduras trans.

Alguns alimentos que são vegetais ou integrais e os grãos trazem a falsa impressão que são low carb, porém deve ser evitados da dieta pelo menos no início, são eles: pão e arroz integral, batata doce, mandioca, inhame, batata inglesa, feijão e etc. Esses alimentos possuem um índice glicêmico médio, porém, contém grandes quantidades de carboidratos, por isso são evitados na dieta.

Todo tipo de dieta que sugere restrição, pode provocar riscos a saúde, na low carb não é diferente, pois essa redução extrema de carboidratos pode gerar diminuição no metabolismo basal o que dificulta uma redução de peso futura, fazendo com que o corpo use como fonte de energia as proteínas, provenientes principalmente dos músculos. Por isso, nessas dietas boa parte do peso perdido não é gordura, mas sim massa magra e água. Além disso, existem vários sintomas relacionados, como dor de cabeça, somo excessivo, letargia, déficit de atenção, humor prejudicado, constipação intestinal, cansaço, disposição prejudicada.

Por ser um método recente a dieta low carb deve ser feita com muita cautela, por isso a melhor escolha é procurar um profissional nutricionista que irá adequar sua dieta de acordo com suas necessidades nutricionais.