Como funciona o jejum intermitente

Como funciona o jejum intermitente

O jejum intermitente segue um tipo de padrão alimentar, que alternam períodos de alimentação e jejum, não é considerada uma dieta, mas sim um estilo de alimentar. . Ela faz parte da história humana, sendo que nossos ancestrais nem sempre tinham comida disponível o tempo todo, havia tempos de escassez e a nossa capacidade de resistir ao jejum prolongado faz parte da nossa evolução. Por esses motivos, alguns profissionais defendem que o jejum é mais natural para o ser humano do que ingerir alimentos a cada 3 horas.

Quais os tipos de jejum intermitente?

A prática do jejum normalmente é planejada em dias alternados e por um tempo determinado, que pode variar de 8 a 24 horas de restrição alimentar total. O método mais adequado ao perfil, organismo e rotina de vida de cada pessoa deve ser definido junto com um nutricionista.

Quando for o momento das refeições é importante que a alimentação seja balanceada e rica em nutrientes. Os tipos de jejum são:

16 horas ou 16/8

É necessário ficar 16 horas sem comer. As refeições são feitas nos períodos de tempo de 8 horas — tais períodos são chamados de janelas.

Você pode fazer isso pulando o café da manhã, fazendo sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às 20hs.

24 horas ou 5/2

São 24 horas de jejum, uma ou duas vezes por semana em dias não consecutivos. Nos outros 5 dias a alimentação será normal.

Quais os alimentos que podem ser consumidos?

No período de jejum, nada é permitido além de água, café, chá ou bebidas sem açúcar. Por isso, durante as refeições, é preciso alimentar-se corretamente: prefira alimentos naturais, como carnes, frutas e verduras. Evite alimentos industrializados.

Benefícios do jejum intermitente

Um dos maiores benefícios seria a praticidade, pois não há aquela preocupação em se alimentar de 3 em 3 horas por exemplo, e também facilita para quem não tem muito apetite. Além disso, alguns estudos mostram que essa prática ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e os níveis de insulina, queima de gordura e emagrecimento. Mas fique atento, pois é preciso ter acompanhamento de exames bioquímicos com frequência e estratégias de reeducação alimentar feitas pelo nutricionista para que o jejum funcione de forma positiva.

Contraindicações

O jejum intermitente não é aconselhado para todos os tipos de pessoa, ele é contraindicado para gestantes e lactantes, crianças e adolescentes, idosos, diabéticos e pessoas com doenças crônicas. Praticantes de atividade física devem ficar atentos a casos de hipoglicemia.

A compulsão alimentar e a desnutrição são alguns problemas graves e consequentes do jejum intermitente feito sem a orientação do nutricionista, por isso para ter uma melhor qualidade de vida e segurança ao fazer o jejum intermitente ou qualquer outro tipo de dieta marque agora sua consulta.